VISUAL LAW – DIREITO FÁCIL E COMPREENSÍVEL

Já imaginou contratos, documentos, termos e textos legais de uma forma inovadora e compreensível? Bom, o Visual Law consiste em uma forma de comunicação que utiliza de recursos visuais e escritos para que qualquer pessoa possa compreender e assimilar as informações.

Hoje estamos diante de uma revolução jurídica e profissional que busca a renovação da área. Já pensou em ter os seus contratos empresariais com identidade visual e de fácil assimilação?

A efetividade das comunicações é urgente e, tais técnicas, podem ser utilizadas inclusive em processos judiciais e na própria forma de atendimento.

Para a doutrinadora do assunto, podemos citar o Legal Design como:

(…) a aplicação do design centrado ao homem no mundo do Direito, para tornar sistemas e serviços jurídicos mais centrados no ser humano, utilizáveis e satisfatórios. (…) O Design oferece métodos e prioridades para transformar o setor jurídico e obter resultados legais mais alinhados com os desejadas pelos usuários e criar novas visões ambiciosas sobre como serviços jurídicos podem ser fornecidos. Uma abordagem de design para serviços jurídicos coloca as pessoas e seus contextos como foco, questiona como seu status quo poderia ser melhorado e, em seguida, considera o potencial da tecnologia como uma intervenção.

E ainda:

Legal design é uma proposta inovadora: olhar o sistema legal a partir dos seres humanos, entender as questões cruciais do sistema e buscar soluções criativas para melhorá-lo. Significa priorizar os usuários do sistema legal — tanto os que estão excluídos e precisam resolver seus problemas quanto os ‘profissionais’ que trabalham dentro dele. A perspectiva do legal design faz com que possamos falar com essas pessoas, co-criar e testar com elas — e gerar algo que efetivamente resolva problemas da forma mais útil, usável e capaz de gerar engajamento. Legal design nos ajuda a fazer pequenas mudanças em grandes processos. Você pode usá-lo para aprimorar documentos legais, produtos, serviços, políticas ou organizações. Utilizar estratégias criativas centradas no ser humano para encontrar maneiras de servir melhor as pessoas.

Indicamos que todos busquem a inovação e melhorias de seus contratos e cotidiano empresarial. Quer saber mais? Entre em contato.

Bibliografia: Margaret Hagan — Legal Design Lab

Entre em Contato