A concorrência desleal em ideias e nomes inovadores Saiba a importância do registro de marcas

Ante o atual cenário econômico, há o fomento da concorrência e da alta competitividade mercadológica no âmbito empresarial, surgindo assim, a necessidade de o empresário investir contundentemente na aparência da marca, ou seja, deve este fazer-se diferenciar e ser reconhecido.

Neste sentido, aponta-se a importância de uma marca consolidada e protegida como forma de fortalecer a imagem não somente das grandes empresas, mas principalmente dos pequenos negócios.

São passíveis de registro todos os sinais distintivos visualmente perceptíveis que identificam um nome, um serviço ou um produto, em suas mais variadas formas de apresentação, quais sejam, na forma Nominativa ou Verbal; Figurativa ou Emblemática; Mista (composta pelo elemento verbal e seu emblema ou forma de apresentação); e Tridimensional.

  Constata-se que existem diversas maneiras de proteger a marca desenvolvida e, o referido registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, confere ao seu proprietário o direito de uso exclusivo da marca em todo território nacional.

Conclui-se que o registro da marca empresarial, consiste na transformação da experiência adquirida em anos de atividade ou de uma ideia inovadora, em riqueza, consubstanciada na conquista da fidelidade dos clientes e na diferenciação perante as demais empresas do mesmo segmento.

Como regra geral, àquele que primeiro depositar um pedido deve-se a prioridade ao registro. Assim, se recomenda a contratação de uma assessoria empresarial, que fará a devida pesquisa, depositará o pedido de registro na modalidade escolhida e acompanhará todo o trâmite processual.

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