Toda empresa que deseja uma evolução no mercado, necessita do trabalho de consultoria e assessoria jurídica. E por que tal afirmativa?
Ora, a prevenção evita que o nome da empresa figure no polo passivo em demandas judiciais, onde, de fato, os custos advindos com uma consultoria preventiva são menos impactantes do que os gastos suportados no processo contencioso.
Isto posto, não se deve esperar por um exercício jurídico que envolva apenas o litígio com acúmulo de demandas em nome da empresa, se mostrando uma das melhores atuações jurídicas, a implementação de uma estratégia preventiva e extrajudicial, face aos atos praticados pela pessoa jurídica.
Ainda, conforme a Lei 8.906 de 4 de julho de 1994, certas atividades são privativas da advocacia, inclusive as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas, denotando que a advocacia também traduz-se na prevenção, e não somente no litígio.
Por outro lado, empresas como as chamadas Startups igualmente necessitam de atenção e prevenção jurídica. Vejamos:
Bom, a Startups surgiram revolucionando a forma de empreender. Com uma dinâmica de negócios própria, em regra lastreada em inovação e tecnologia, esta cria modelos de negócio replicáveis para atingir uma economia de escala.
Portanto, surge a necessidade de modernização dos instrumentos de Direito para aplicação às startups, de modo a atender as pretensões dessas empresas e das novas demandas tecnológicas. O Direito Empresarial, Direito Societário, Contratos, Propriedade Industrial e Intelectual, direito aplicado aos investimentos, questões tributárias e trabalhistas são as principais linhas trabalhadas nesse movimento voltado para as startups.
Assim, a assessoria jurídica de forma ampla, se faz importante em todo o cotidiano empresarial onde as atividades empresariais estarão pautadas na segurança jurídica, na redução de riscos e perdas econômicas, em equilíbrio com as constantes alterações legais e o avanço do Direito.
Por fim, não se esqueça de buscar planos e assessorias que além adequadas às necessidades da empresa, serão verdadeiros investimentos. Saiba mais, solicite a sua consultoria inicial.